quarta-feira, 7 de maio de 2008

13/05 "Dia da Avaliação de curso"

O que é avaliação de curso?

A avaliação é o momento onde os estudantes, professores e funcionários param todas as suas atividades para discutir os problemas, dificuldades e coisas boas existentes no curso, faculdade e etc.

Para que serve?

A avaliação serve para refletirmos sobre a qualidade do curso que está sendo oferecido pela universidade, assim como o tipo de profissional (por exemplo: o professor que pensa a sociedade e tenta intervir nela ou o professor que entende a sala de aula como algo fora da realidade) que está sendo formado, para a partir de toda essa reflexão propor mudanças que realmente contribua para a melhoria do curso. Esse é o espaço onde os estudantes tem um papel fundamental é onde colocamos o nosso posicionamento frente a nosso curso e é a oportunidade que temos de ser ouvidos.

Como funciona?

A unicamp tem um dia por semestre que é reservado no calendário para a avaliação, nesse semestre ela vai acontecer no dia 13 de maio, próxima terça-feira. Todos os estudantes, professores e funcionários se reúnem em uma assembléia para fazer a avaliação do curso e o objetivo desse espaço é pontuarmos algumas pautas para levar a essa assembléia e também iniciar algumas discussões sobre as quais temos que nos aprofundar para fazermos uma boa avaliação, como no caso do novo currículo.

Porque devemos fazer uma avaliação do nosso curso?

É importante dizer que a avaliação de curso é um dia institucional da unicamp, isto significa que é o dia em que todos temos a obrigação de fazer isso, contudo a avaliação não acontece em todos os cursos da unicamp. Muitas vezes as coordenações de curso nem sabem que esse dia existe. Na FE a avaliação acontece e esse semestre será no dia 13/05, portanto devemos aproveitar esse espaço para refletirmos sobre todas as esferas do curso. Lembrando também que o formato do currículo novo é fruto de muitas discussões inclusive das avaliações de curso.

Alguns pontos para discutir...

  • Quadro de professores : há professores suficientes para contemplar as disciplinas fundamentais do currículo? A dedicação dos professores a graduação, em relação a pós e as pesquisas, são satisfatórias? Mesmo a qualificação do professor para ministrar certas disciplinas é adequada? Qual a necessidade de contratação? Como é utilizado o trabalho dos PEDs?

  • Currículo: qual é avaliação que fazemos da alteração do currículo?(processo de alteração) Como os novos alunos estão sentindo este currículo até agora? (o conjunto de disciplinas oferecidas no primeiro semestre é didática) Quais as dificuldades que esse novo currículo coloca para o conjunto de estudantes? As ementas dos cursos são seguidas?( se não isso pode tem haver com o quadro de professores)

  • Infra-estrutura: A infra-estrutura do curso está garantida para o ensino da graduação? Numero de estudantes por sala está adequado? Na biblioteca tem livros em número suficiente? As contas de impressão são suficientes? Contratação de funcionários é suficiente?

  • Vinculação Teoria e pratica: Como são as políticas de pesquisa? Elas cumprem a função de vincular teoria e prática? A extensão oferecida na faculdade vincula teoria e prática? Como estão acontecendo os estágios?
  • Quais são os objetivos do curso quanto a formação dos estudantes? Que profissionais estão sendo formados e qual é profissional que desejamos formar?

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